REGIMENTO INTERNO SMS CF Antônio Gonçalves da Silva
REGIMENTO
INTERNO
SMS
CF Antônio Gonçalves da Silva
INTRODUÇÃO
A CF
Antônio Gonçalves da Silva foi inaugurada no dia 18 de Janeiro de
2012 com o propósito de assistir quatro territórios bem definidos e
com características bem distintas. A clínica foi planejada para
comportar seis ESF, sendo que quatro dessas equipes vieram do antigo
CMS Batan, cuja área de abrangência passou para nova clínica,
oferecendo mais equipamentos para população, que por sua vez ficou
muito satisfeita com a novida e os benefícios recebidos. As outras
áreas cobertas pela CFAGS são: a Vila Mirim (Batanzinho), o
Conjunto Água Branca (Fumacê) e parte do território do Bairro de
Magalhães Bastos.
O
Batan é uma comunidade extensa, com cerca de 13000 cidadãos, é
coberta por três equipes das seis que compõem a CFAGS ( Superação,
Vila Beija Flor e Sol). A Vila mirim é coberta pela equipe Gênesis,
o Conjunto Água Branca (Fumacê) é coberto pela equipe Conjunto
Água Branca e a equipe Leopoldina cobre parte do território do
Bairro Magalhães Bastos.
Toda
extensão do território de abrangência é cortado pela Av. Brasil,
ficando de um lado o Batan e do lado opostos as comunidades da Vila
Mirim, Fumacê e Magalães Bastos.
HISTÓRIAS
DAS COMUNIDADES
Havia
um pequeno povoado, onde fazendeiros cultivavam laranjas. Mais tarde
no local foi implantada uma fabrica de poste. Tudo era muito
primitivo com muitas dificuldades... A partir daí o crescimento já
era percebido, os progressos estavam chegando!
Tudo
era distante, andava-se muito para tudo, padaria, mercado,
condução...
As
estradas eram sem asfalto, quando chovia a lama era para todo lado,
dificultando a vida dos moradores. O pior que nesse tempo ainda não
havia luz elétrica, já imaginou?
Com
tanta distância para tudo, o povo parava para descansar. E ponto
principal de descanso era debaixo de uma bela árvore, com grande
sombra. E esse ponto ficou conhecido por todos.
O nome desta árvore era “Ubatan”, o povo sempre marcava o ponto
de encontro, de descanso, de referência, debaixo da árvore. E por
muito se repetir o nome “Ubatan”, foi encurtado o nome, no final
já era pronunciado “Batan”. Assim teve origem o nome da nossa
Comunidade.
Hoje
“Batan” é muito conhecido por todos, comércio farto, temos
escola (a nível fundamental). Em maioria as casas são de alvenaria
com água encanada possuindo rede de esgoto, mas ainda encontramos em
nossa comunidade local sem a menor condição de ser habitado. Nossa
unidade de saúde (CMS – Batan) é a única no local. Temos
Pastoral da Criança, Instituições Religiosas, Polícia
Pacificadora (UPP), Associação de Moradores, FUNLAR, FAETEC,
Creche, ONG- Tatiane Lima (GAL) e etc.
Uma
das maiorias dificuldades que enfrentamos é grande demanda no
atendimento em nossa Unidade. Antes da transformação de PACS para
PSF, havia 01 enfermeira, 25 ACS e em média 8.000 pessoas
contempladas. Hoje com a transformação em andamento temos 04
equipes, composta por 04 enfermeiras, 04 técnicos de enfermagem, 29
ACS, 04 AVS, 01 Gerente Técnico, 01 Digitadora, 01 Administrativa,
02 porteiros, 02 vigias e 02 Auxiliar de serviços gerais. A partir
desta expansão estamos cobrindo 03 áreas novas, em média
contemplamos mais ou menos 3.710 famílias e mais ou menos 10.316
pessoas, ressaltamos que estamos em fase de cadastros nas áreas que
eram descobertas. Citamos com muita alegria que recebemos em 2007 o
titulo de “Unidade Amiga da Amamentação”, adquirido com muita
bravura por todos nós. Somos a única unidade como PACS (quando
recebemos o titulo éramos PACS), a receber este honroso titulo.
Temos
dificuldades... Mas estamos transformando todas em desafios a serem
vencidos.
Capítulo
I
- Identificação
- SMS CF Antônio Gonçalves da Silva
Coordenação
de Saúde da AP 5.1
Subsecretaria
Municipal de Saúde e Defesa Civil Prefeitura do Rio de Janeiro
- Estrada do Engenho Novo S/N Realengo RJ
- Telefone: 34679893
Email: cfantoniogoncalves@gmail.com
BLOG:
Facebook:
- Identificação dos Profissionais da Equipe
PROFISSIONAIS
|
CATEGORIA
|
VÍNCULO
|
Adriana de Carvalho Castro de Melo
|
Enfermeira
|
CLT
|
Adriana de Menezes Souza Oliveira
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Adriana de Moraes Correa Carreiro
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Alessandra Kelly Rabelo da Silva
|
Enfermeira
|
CLT
|
Alex Sandro Pereira Braga
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Aline Candido do Carmo
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Aline Pereira da Silva
|
Farmacêutica
|
CLT
|
Allan da Silva Gonçalves
|
Ag. Administrativo
|
CLT
|
Amanda Nascimento de Melo
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Ana Claudia de Jesus Santos
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Ana Lucia Ferreira de Souza
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Ana Paula de Souza
|
Sanitarista
|
CLT
|
Anatiara Queiroz
|
Téc. de Enfermagem
|
CLT
|
André Luiz Tiburcio dos Santos
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Bruno Mendes Nascimento
|
Gerente Técnico
|
CLT
|
Camila Candido de Oliveira Vale
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Carla Figueiredo Pimentel
|
Téc. de Enfermagem
|
CLT
|
Celso Heleno da Silva Paula
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Cintia Vieira de Medeiros de Oliveira
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Cristiane Nascimento dos Santos Silva
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Daiana Costa da Silva
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
|
Nutricionista
|
CLT
|
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Daniela Gouveia
Vieira Rocha
|
Enfermeira
|
CLT
|
Daniela Regina Fernandes de Abreu
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Diogo Pinas da Silva
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Edna Antonia Santos de Souza
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Eliane dos Santos Cunha Lins
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Elizabete Trugilho
Gonçalves
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Elizabeth Souza Martins de Santana
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Elizangela Souza
Martins
|
Téc. de Enfermagem
|
CLT
|
Érica Gonçalves dos
Santos
|
Dentista
|
CLT
|
Fabiana Alves Bastos
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Fabíola de Carvalho
Ferreira
|
Aux. Saúde Bucal
|
CLT
|
Fernando Batista
Severino
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Fernando Pereira das
Neves
|
Médico Generalista
|
CLT
|
Gabriela Silva de
Lima
|
Psicóloga
|
CLT
|
Glenda Freitas
Mandarino
|
Ag. Administrativa
|
CLT
|
Graziele Daré
Brandão Calhau
|
Téc. de Enfermagem
|
CLT
|
Isa Maria Zagari
Rigolon
|
Fonoaudióloga
|
CLT
|
Ismar Chaves Martins
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Jaqueline Costa da
Silva
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Jeane Tiburcio dos
Santos
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Joseane Alves da Gama
|
Médica Generalista
|
CLT
|
Juliana Freire de
Brito
|
Téc. de Enfermagem
|
CLT
|
Julliane Bezerra dos
Santos
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Junia Vieira Nunes
|
Médica Generalista
|
CLT
|
Karla Sodré Machado de Souza
|
Dentista
|
CLT
|
Kelly Ondeza dos
Santos
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Keyla Medeiros de
Oliveira
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Larissa Torres Santos
Alves
|
Enfermeira
|
CLT
|
Lilian Maciel Duarte
|
Enfermeira
|
CLT
|
Lucas Santos Argolo
|
Psiquiatra
|
CLT
|
Luciana Esteves de
Freitas
|
Fisioterapeuta
|
CLT
|
Maria Angela Teixeira da Silva
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Maria das Graças Pereira Monteiro
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Maria Elizabeth da Silva Mendes
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Neiva Cleria Santos de Almeida
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Noeli Tiburcio dos
Santos
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Priscila da Costa
Lira
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Priscilla dos Reis
Drummond
|
Téc. de Enfermagem
|
CLT
|
Ramão Pereira Braga
Neto
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Renan Gorito Alves
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Renata de Almeida
Araújo
|
Médica Generalista
|
CLT
|
Rodrigo da Cruz
Meireles
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Rosangela da Silva
Chinelato
|
Oficial de Farmácia
|
CLT
|
Roseane Lima dos Santos Alves
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Rosimere Moreira
Barbosa
|
Aux. Saúde Bucal
|
CLT
|
Rosineia Pinas da
Silva
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Selma Moraes de Sousa Moreira
|
Oficial de Farmácia
|
CLT
|
Shirlene Barbosa
Rocha
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Silvana Bastos Campos
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Silvana Sobreiro de
Oliveira
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Simone Machado
Azevedo Oliveira
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Solange Beatriz
Santos Martins
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Sonia Aparecida Junqueira Melgaço
de Andrade
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Sonia Maria de Sousa
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Sueli Santos de Lima
|
Téc. de Enfermagem
|
CLT
|
Suzana Aparecida Alves Bastos
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Tatiane Alves de Morais
|
Médica Generalista
|
CLT
|
Tatyana Candido de Oliveira
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Teresa Cristina Siqueira de Sá
|
Prof. Ed. Física
|
CLT
|
Thaís Cruz de Paulo
|
Enfermeira
|
CLT
|
Thaís Soares de Carvalho
|
Agente de Saúde
|
CLT
|
Wagner Gomes Laguna Cardoso
|
Médico Generalista
|
CLT
|
- Área Geográfica
Capitulo
II
Missão,
Visão e Valores
- Missão
A CF
Antônio Gonçalves da Silva tem como missão prestar assistência
primária de maneira integral e equânime, com resolubilidade e boa
qualidade às necessidades de saúde da população de abrangência.
- Visão
Intervir sobre os fatores de risco ao qual a população
está exposta, humanizando as práticas de saúde através do
estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e a
comunidade, proporcionando assim o vínculo de parcerias através do
desenvolvimento de ações intersetoriais.
- Valores
Na CF Antônio Gonçalves da Silva essa questão se
intensifica à medida que os contatos são mais duradouros e intensos
e incluem, além do usuário, sua família, sua casa e a comunidade
de entorno. Não é possível estabelecer a idéia de quem é nosso
usuário, se primeiramente não identificarmos a nós mesmos. Se
temos uma consciência derrotada, somos incapazes de desenvolver
idéias próprias e não gostamos de mudar nada; podemos fazer
estagnar o trabalho de toda a equipe. Ressaltando que a Saúde da
Família valoriza a promoção e proteção da saúde do usuário.
Capítulo
III
Estrutura
Orgânica e seu Funcionamento
- Estrutura interna geral
A
CF Antônio Gonçalves da Silva está organizada em duas estruturas,
uma em gestão e a outra estrutura de prestação do cuidado. A
estrutura de gestão inclui: gerente técnico, auxiliar
administrativo, colegiado composto por profissionais das seguintes
categorias:
- Enfermeiro;
- ACS;
- AVS;
- Técnico de Enfermagem;
- Serviços Gerais.
Estes elementos têm as seguintes composições e
atribuições.
- Gerente Técnico ( GT )
São atribuições do GT:
- Reportar-se sempre que necessário à coordenação – CAP 5.1;
- Gerir a UBS em estreita relação com a CAP 5.1;
- Garantir a gestão da UBS, conforme as diretriz e princípios do SUS ( equidade, integridade e humanização do atendimento);
- Garantir que as equipes desenvolvam suas ações, conforme as diretrizes da Estratégia Saúde da Família no eixo da linha de cuidado;
- Cumprir com as atribuições delegadas e/ou as determinações propostas e pactuadas;
- Repassar as informações de interesse do serviço, oriundas da Coordenação – CAP, para todos os profissionais de saúde lotados na UBS;
- Avaliar e monitorar as ações das equipes e dos demais profissionais, mantendo atualizadas as informações contidas no painel de monitoramento para ampla divulgação;
- Assegurar que o conjunto dos indicadores e metas assistenciais, pactuadas entre a SMS e CAP, sejam alcançados;
- Extrair/exportar/elaborar os relatórios técnicos mensais e/ou outros necessários, descrevendo as principais atividades realizadas, identificando obstáculos e apontando recomendações;
- Utilizar os Sistemas de Informação de saúde disponíveis para monitoramento/avaliação e planejamento das ações das equipes;
- Atuar para garantir e melhorar a qualidade das informações de saúde;
- Implantar as estratégias e protocolos;
- Representar a UBS em reuniões administrativas e técnicas;
- Garantir a participação das equipes nas reuniões mensais com a comunidade;
- Garantir que os auxiliares administrativos mantenham atualizados todas as rotinas administrativas, bem como a alimentação de todos os sistemas afeitos à Atenção Básica à Saúde;
- Monitorar e otimizar o tempo de agendamento para as diferentes atividades ofertadas pelas Unidades.
- Auxiliar Administrativo
São atribuições do Auxiliar Administrativo:
- Assessorar o Gerente Técnico;
- Garantir o cumprimento do Regimento Interno do contrato de convivência;
- Proceder em conformidade para o cumprimento dos horários e assiduidade dos membros da equipe;
- Gerir o patrimônio e o estoque;
- Colegiado
É
constituído por cada profissional de categorias distintas da CF
Antônio Gonçalves da Silva. A gestão colegiada propicia a
construção de um ambiente organizacional que incentiva os
funcionários a agirem tecnicamente como facilitadores na criação
de alternativas de ações inovadoras, visando uma melhoria na
qualidade do serviço prestado. Além disso, pode melhorar o
atendimento às demandas e necessidades internas e externas do
serviço.
São atribuições do Colegiado:
- As soluções e resultados obtidos a partir da discussão colegiada são mais sustentáveis e duradouros do que os alcançados por um gerente ou um pequeno grupo de gestores;
- Processos colegiados produzem uma visão compartilhada por todos e enriquecida pela variedade de pontos de vista, competências e funções dos que são membros do colegiado;
- São também processos que podem ganhar maior governabilidade porque tem o potencial de engajar representantes de todos os componentes da equipe da unidade;
- Outra vantagem é que os esforços e avanços alcançados pela Unidade passam a contar com vários “porta-vozes”, ou seja, pessoas que têm informações do que se passa no colegiado podem atuar como formadores de opinião, para dentro e para fora do serviço. Podem melhorar a imagem externa da unidade e estreitar as relações de trabalho.
- Organização Interna e Interdisciplinar
A organização do trabalho interdisciplinar é
existente, integrado estratégia organizada para o desenvolvimento de
ações estruturantes e de incentivo. Integradas áreas técnicas,
sendo assim uma equipe multidisciplinar, porém para haver um
trabalho eficiente exige cooperação e comunicação entre os
membros. As principais estratégias de desenvolvimento são: Modelo
de equipe multidisciplinar, Gestão interna, definições de tarefas
e responsabilidades, sistema de informação, comunicação interna e
externa, autonomia e auto – responsabilização.
- Modelos de equipe multidisciplinar - cada equipe é composta no mínimo, por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários de saúde. Outros profissionais, como dentista, assistentes sociais e psicólogos, podem ser incorporados às equipes ou formar equipes de apoio.
- Gestão interna - expressamente discutido pelos membros da equipe e a CAP, assumido por todos os profissionais das equipes, através do planejamento anual das ações.
- Definição de tarefas e responsabilidades – de acordo com as atribuições determinadas pela portaria 648 do Ministério da Saúde. Estas estão no próximo ponto deste regulamento;
- Manutenção de um bom sistema de informação e de comunicação entre os diversos grupos profissionais;
O
sistema de Informação
utilizado é o VITA CARE e encontra-se em fase de implantação.
Mostra-se um sistema de adequado acompanhamento e gestão por parte
da equipe.
A
comunicação se divide em interna e externa. A comunicação
interna é feita por meios formais e
informais, e sua gestão é assegurada pelo gerente técnico e pelo
administrativo. Os meios, função e conteúdo são os seguintes:
-
Reunião Semanal: as equipes têm um turno semanal dentro do
cronograma dos profissionais, reservado para realização de reunião
da equipe, onde é indispensável a presença de todos. Nesta são
passadas informes, discussão de casos que sejam relevantes e
planejamento de ações daquela semana. Cada equipe tem seu dia de
reunião.
-
Reunião semanal de gestão: reunião realizada com todos os membros
que compõem a estrutura de gestão com intuito de repassar as
informações para que estas sejam direcionadas para os demais
membros da equipe em suas reuniões semanais. E com objetivo de
trocar experiências, promovendo maior entrosamento e planejar ações
conjuntas.
-
Informação em suporte de papel com conteúdo para conhecimento de
todos ou de algum grupo profissional que ficam afixados em quadro de
aviso ou escrito em quadro branco.
A
comunicação externa realiza
uma estratégia própria de comunicação que inclui o
desenvolvimento e consolidação de uma imagem junto com a
comunidade, proporcionando a permanência e/ou construção de
vínculo.
- Capacitações constantes dos diversos membros das equipes para desenvolver a autonomia e a auto – responsabilização.
- As intervenções e áreas de atuação dos diferentes grupos profissionais que integram as equipem
- Atribuições do médico:
I
- realizar assistência integral (promoção e proteção da saúde,
prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e
manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias em todas as fases
do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e
terceira idade;
II
- realizar consultas clínicas e procedimentos na UBS e, quando
indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços
comunitários (escolas, associações etc.);
III
- realizar atividades de demanda espontânea e programada em clínica
médica, pediatria, gineco - obstetrícia, cirurgias ambulatoriais,
pequenas urgências clínicas cirúrgicas e procedimentos para fins
de diagnósticos;
IV
- encaminhar, quando necessário, usuários a serviços de média e
alta complexidade, respeitando fluxos de referência e contra -
referência locais, mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento
do plano terapêutico do usuário, proposto pela referência;
V
- indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar,
mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do usuário;
VI
- contribuir e participar das atividades de Educação Permanente dos
ACS, Auxiliares de Enfermagem, ASB e THD;
VII
- participar do gerenciamento dos insumos necessários para o
adequado funcionamento da UBS.
- Atribuições dos Enfermeiros:
I
- realizar assistência integral (promoção e proteção da saúde,
prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e
manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias na CMS e, quando
indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços
comunitários (escolas, associações e etc.), em todas as fases do
desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e
terceira idade;
II
- conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas
pelo gestor municipal ou do Distrito Federal, observadas as
disposições legais da profissão, realizar consulta de enfermagem,
solicitar exames complementares e prescrever medicações;
III
- planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas
pelos ACS;
IV
- supervisionar, coordenar e realizar atividades de educação
permanente dos ACS e da equipe de enfermagem;
V
- contribuir e participar das atividades de Educação Permanente do
Auxiliar de Enfermagem, ASB e TSB;
VI
- participar do gerenciamento dos insumos necessários para o
adequado funcionamento da UBS.
- Atribuições do Cirurgião Dentista:
I
- realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil
epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde
bucal;
II
- realizar os procedimentos clínicos da Atenção Básica em saúde
bucal, incluindo atendimento das urgências e pequenas
cirurgias ambulatoriais;
III
- realizar a atenção integral em saúde bucal (promoção e
proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico,
tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) individual e
coletiva a todas as famílias, a indivíduos e a grupos específicos,
de acordo com planejamento local, com resolubilidade;
IV
- encaminhar e orientar usuários, quando necessário, a outros
níveis de assistência, mantendo sua responsabilização pelo
acompanhamento do usuário e o segmento do tratamento;
V
- coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção
da saúde e à prevenção de doenças bucais;
VI
- acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde
bucal com os demais membros da Equipe de Saúde da Família, buscando
aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar.
VII
- contribuir e participar das atividades de Educação Permanente do
TSB, ASB e ESF;
VIII
- realizar supervisão técnica do TSB e ASB;
IX
- participar do gerenciamento dos insumos necessários para o
adequado funcionamento da UBS.
- Atribuições do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB):
I
- realizar ações de promoção e prevenção em saúde bucal para
as famílias, grupos e indivíduos, mediante planejamento local e
protocolos de atenção à saúde;
II
- proceder à desinfecção e à esterilização de materiais e
instrumentos utilizados;
III
- preparar e organizar instrumental e materiais necessários;
IV
- instrumentalizar e auxiliar o cirurgião dentista e/ou o TSB nos
procedimentos clínicos;
V
- cuidar da manutenção e conservação dos equipamentos
odontológicos;
VI
- organizar a agenda clínica;
VII
- acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde
bucal com os demais membros da equipe de saúde da família, buscando
aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar; e
VIII
- participar do gerenciamento dos insumos necessários para o
adequado funcionamento da UBS.
- Atribuições do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem:
I
- participar das atividades de assistência básica realizando
procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na CMS
e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais
espaços comunitários (escolas, associações etc.);
II
- realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a
famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe;
III
- participar do gerenciamento dos insumos necessários para o
adequado funcionamento da UBS.
- Atribuições do Agente Comunitário de Saúde:
I
- desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de
saúde e a população adstrita à UBS, considerando as
características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de
indivíduos e grupos sociais ou coletividade;
II
- trabalhar com adstrição de famílias em base geográfica
definida, a micro - área;
III
- estar em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações
educativas, visando à promoção da saúde e a prevenção das
doenças, de acordo com o planejamento da equipe;
IV
- cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros
atualizados;
V
- orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde
disponíveis;
VI
- desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das
doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de
visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas
nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada,
principalmente a respeito daquelas em situação de risco;
VII
- acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e
indivíduos sob sua responsabilidade, de acordo com as necessidades
definidas pela equipe;
VIII
- cumprir com as atribuições atualmente definidas para os ACS em
relação à prevenção e ao controle da malária e da dengue,
conforme a Portaria nº
44/GM, de 3 de janeiro de 2002.
Nota:
É permitido ao ACS desenvolver atividades nas unidades básicas de
saúde, desde que vinculadas às atribuições acima.
Capitulo
IV
Compromisso
assistencial
- Horário de funcionamento da UBS e cobertura assistencial
A CF Antônio
Gonçalves encontra-se aberta das 08 as 20 horas de segunda-feira a
sexta-feira e aos Sábados de 08 as 12 horas, garantindo atendimento
agendado e/ou no próprio dia, visto que são realizados atendimentos
por demanda programada e demanda espontânea com porta de entrada
acolhedora. Vale ressaltar, que a porta de entrada preferencial é
por demanda programada.
- Definição da oferta de serviço
As necessidades
básicas da família estão relacionadas como o meio ambiente, a vida
e a reprodução, alimentação, vestuário, habitação, educação,
transporte, segurança, profissionalização, visão do mundo e
saúde.
A consciência
coletiva da família deve ser despertada para a relação tamanho da
família/condições de vida para que as crianças cresçam num
ambiente sadio e com chance de ter educação e profissionalização
para exercer alguma atividade.
● Carteira
básica de serviços
A
carteira representa o conjunto de Cuidados gerais de saúde nas
diferentes fases da vida à pessoa no seu contexto familiar e social.
Na CF Antônio Gonçalves da Silva esses cuidados são oferecidos por
uma equipe multidisciplinar (Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeuta,
Fonoaudiólogo, Psicólogo, Assistente Social, Terapeuta ocupacional,
Farmacêutico, Psiquiatra, Educador Físico, Técnico/ auxiliar de
enfermagem, ACS e AVS).
-
População Alvo: 23400 usuários.
-
Objetivo: acolher e atender o usuário de uma forma sempre holística.
- Serviços
oferecidos:
-
Grupos desenvolvidos na CF Antônio Gonçalves da Silva, tais como:
Esses
grupos são direcionados para todos os usuários da CF Antônio
Gonçalves da Silva.
1.
Planejamento
Familiar
É
o conjunto de ações executadas pela equipe de saúde e usuários
que visam nortear a escolha de ter ou não filhos, passando conceitos
de cidadania, sexualidade e saúde reprodutiva, através de práticas
educativas, consultas individuais e implementação dos métodos.
Pode ser em grupo ou individual.
Público
- alvo – mulheres
e homens.
Objetivo
– oportunidade
de fazer escolha consciente para formação da família.
2.
Grupo de Gestante
Baseado
na Portaria GM nº 569, de 01/06/2000, temos como objetivo analisar
das necessidades de atenção específicas
à
gestante, ao recém-nascido e à mulher no período pós-parto, busca
concentrar esforços no sentido de reduzir as altas taxas de
morbidade - mortalidade materna e Peri natal. Adotando medidas que
assegurem a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do
acompanhamento pré-natal.
Objetivo –
a
qualidade de vida, bem-estar, alta – estima, a importância do
aleitamento materno e autonomia da gestante, através da troca de
experiência entre as gestantes.
Local
– sala/parte
externa da unidade e me locais da comunidade.
Execução
– qualquer profissional de nível superior e médio
capacitado/treinado.
Prazo
–
até o final da gestação.
Tempo
médio previsto –
2 horas e 30 min./mensal.
3.
Grupo
do Adulto - HIPERDIA
Segundo
Geoffrey Rose (epidemiologista inglês), “ um grande número de
pessoas expostas a um pequeno risco pode gerar mais casos que uma
pequena quantidade de pessoas expostas a um grande risco”. O
ministério da Saúde considera a estratégia populacional de
prevenção a mais efetiva e segura do que a procura por indivíduos
de alto risco.
Objetivo
– orientar,
reeducar nos hábitos alimentares, ensinar como lidar com a doença –
Hipertensão Arterial e Diabetes Miellitus.
Local
– auditório
da unidade ou na parte externa da unidade.
Execução
– qualquer profissional de nível superior e médio
capacitado/treinado.
Prazo
–
sem prazo, o usuário participa de quantos encontros desejar, os
encontros são semanais.
Tempo
médio previsto –
1 hora a 1 hora e 30 min.
4.
Grupo de Tabagismo
As Unidades
de Saúde são setores ainda mais propícios ao desenvolvimento da
educação em saúde, ocupando esta, lugar especial na atenção
primária. Unidade de Saúde pode ser conceituada como sinônimo de
prevenção, uma vitrine de promoção da saúde e, seus
profissionais são modelos de comportamento.
Nas duas últimas décadas, o Governo Federal vem investindo através de campanhas e leis na questão do tabagismo enquanto comportamento prejudicial à saúde, tanto dos dependentes do cigarro (nicotina), quanto do fumante passivo. Os grupos de tabagismo é uma alternativa de tratamento e educação em saúde. É sabido, que 80% dos fumantes desejam parar de fumar, porém apenas 3% conseguem parar sozinhos a cada ano ( Fonte: Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer). O tratamento em grupo torna-se eficaz por ser mais econômico (atende a um maior número de pessoas) e possibilita a troca de experiências.
Nas duas últimas décadas, o Governo Federal vem investindo através de campanhas e leis na questão do tabagismo enquanto comportamento prejudicial à saúde, tanto dos dependentes do cigarro (nicotina), quanto do fumante passivo. Os grupos de tabagismo é uma alternativa de tratamento e educação em saúde. É sabido, que 80% dos fumantes desejam parar de fumar, porém apenas 3% conseguem parar sozinhos a cada ano ( Fonte: Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer). O tratamento em grupo torna-se eficaz por ser mais econômico (atende a um maior número de pessoas) e possibilita a troca de experiências.
Objetivo
– conscientização.
(
EM CONSTRUÇÃO)
5.
Grupo Saúde do Homem
Existe
ainda muito preconceito e distância do homem procurar a unidade de
saúde para se consultar. Mais tendo visto a importância em passar e
divulgar esse assunto a CF Antônio Gonçalves da Silva resolveu
inserir este grupo. Esse é o grupo mais pré maturo da unidade e vem
se desenvolvendo numa crescente animadora, com encontros mensais onde
comparecem em média 30 homens.
6.
Grupo
Amigos da Horta/ Alimentação Saudável/ Meio Ambiente
Objetivo
– orientar,
reeducar nos hábitos alimentares, sempre incentivando atitudes
saudáveis como: Plantio, preservação do meio ambiente, reciclagem
de material e/ou alimento. Algumas atividades que promovem geração
de renda com: Sabonetes e velas artesanais com efeito repelente, que
afasta inclusive o mosquito da DENGUE.
Local
– auditório
da unidade, na parte externa da unidade e em alguns locais da
comunidade.
Execução
– qualquer profissional de nível superior e médio
capacitado/treinado.
Prazo
–
sem prazo, o usuário participa de quantos encontros desejar, os
encontros são semanais.
Tempo
médio previsto –
1 hora a 1 hora e 30 min.
7.
Bolsa Família
O
Programa Bolsa Família foi instituído pela Lei n.º 10.836, de 9 de
janeiro de 2004, e regulamentado pelo Decreto n.º 5.209, de 17 de
setembro de 2004. A Portaria Interministerial n.° 2.509, de 18 de
novembro de 2004, por sua vez, dispõe sobre as atribuições e
normas para a oferta e o monitoramento das ações de saúde
relativas ao cumprimento das condicionalidades das famílias
beneficiárias do Programa. Na CMS Batan e realizado o acompanhamento
da bolsa família por todos os profissionais envolvidos na estratégia
e é esclarecido sobre a importância da família na sua participação
no cumprimento das ações que compõem as condicionalidades da
saúde, deixando-a ciente de sua responsabilidade na melhoria das
suas condições de saúde e nutrição.
8.
Saúde Bucal
Iniciativa
– palestras / peças teatral desenvolvidas por ACS. Até o
momento não é constituído em nossa equipe, a equipe de
odontologia, em andamento.
Publico Alvo –
crianças, adolescente.
Objetivo
– orientar,
esclarecer algumas dúvidas referente a saúde bucal, orientação
alimentar e
Modo
de contato – através
das vistas domiciliares dos ACS.
Execução
– ACS.
Local
–
escolas e igrejas.
Tempo
médio –
depende.
9.
Grupo de Adolescentes
Iniciativa – palestras, vídeos.
Publico Alvo –
adolescente.
Objetivo –
a
qualidade de vida, bem-estar, alta – estima, esclarecer algumas
dúvidas referente ao assunto discutido no momento e através da
troca de experiência.
Modo
de contato – através
das vistas domiciliares dos ACS.
Execução
– ACS
e Técnicos.
Local
–
escolas ou na unidade.
Tempo
médio –
depende.
10.
Grupo de Artesanato
Objetivo –
a
qualidade de vida, bem-estar, alta – estima, valorização
familiar.
Modo
de contato – através
das vistas domiciliares dos ACS.
Execução
– ACS.
Local
–
área externa da unidade e em alguns pontos específicos da
comunidade.
Tempo
médio –
depende.
-
Programas desenvolvidos na CF Antônio Gonçalves da Silva:
Cada
equipe acolhe e atende sua área adstrita - demanda programada ou
não.
- Acolhimento mãe – bebê
A
Estratégia Acolhimento Mãe-Bebê foi implantada no Município do
Rio de Janeiro em 2003, cumprindo as linhas de cuidado estabelecidas
pela Agenda de Compromissos para a Saúde Integral da Criança e
Redução da Mortalidade Infantil do Ministério da Saúde. Como uma
das linhas de cuidado, a Agenda estabelece a “Primeira Semana Saúde
Integral”, em que todo recém-nascido (RN) deve ser acolhido na
Unidade Básica de Saúde (UBS) durante a primeira semana de vida
para avaliação das condições de saúde da criança, da mãe,
incentivo ao aleitamento materno e apoio às dificuldades
apresentadas. Estamos retomando, o acolhimento em domicílio com
intuito de aumentar o vínculo com as famílias, ter mais contato com
todos da residência e consequentemente se aproximar da realidade
individual dos núcleos familiares. Isso possibilitará orientações
mais focadas e objetivas visando o crescimento e desenvolvimento
saudável da criança e também a redução das taxas dehhyuj
mortalidade infantil.
Iniciativa
– puérpera referida pelas maternidades públicas e privadas.
Publico Alvo –
puérpera e recém - nascido.
Objetivo
– orientar,
esclarecer algumas dúvidas referente ao RN, a avaliação da saúde
da puérpera, orientação no aleitamento materno, curativo do cordão
umbilical, vacinação do RN/mãe, agendamento da primeira
puericulturas, encaminhar a puérpera ao planejamento familiar.
Modo
de contato – através
das vistas domiciliares dos ACS, enfermeiros, médicos e/ ou
técnicos. Na maioria das vezes o acolhimento é realizado no 5º dia
de vida.
Execução
– enfermeiros
ou médicos.
Local
– consultório
ou em visitas domiciliares.
Tempo
médio –
depende.
2.
Puericultura
Origem na França,
em fins do século XVIII e foi definida como um conjunto de regras e
noções sobre a arte de criar fisiológica e higienicamente as
crianças (ROCHA, 1987).
Iniciativa
– encaminhada após o acolhimento mãe – bebê, busca –
ativa através das visitas domiciliares realizada pela equipe, a
iniciativa da mãe a procurar o atendimento,
Publico Alvo –
crianças de 0 a 10 anos.
Objetivo –
desenvolver
ações que favoreçam o crescimento; o desenvolvimento e a qualidade
de vida da criança; diminuir a mortalidade infantil; proporcionar
atendimento rotineiro, periódico e contínuo; acompanhar o processo
de crescimento e desenvolvimento das crianças; incentivar e apoiar o
aleitamento materno; orientar a alimentação; garantir níveis de
cobertura vacinal de acordo com as normas técnicas do Ministério de
Saúde e Secretaria Estadual de Saúde; identificar precocemente o
processo patológico; favorecendo o diagnóstico e tratamento
oportunos; promover a vigilância de situações de riscos
específicos: desnutrição, recém - nascidos de risco, problemas
visuais e outras.
Modo
de contato – na
maioria das vezes através do acolhimento, através das vistas
domiciliares dos ACS, enfermeiros, médicos e/ ou técnicos e é uma
consulta subseqüente.
Execução
– enfermeiros
ou médicos.
A
assistência, no programa de puericultura da CMS Batan, é prestada
mensalmente, sendo intercaladas consultas com médico e enferma, que
se restringe a medir, pesar, fornecimento de noções sobre higiene
corporal e vestuários, além de um exame físico completo.
Local
– consultório.
Tempo
médio –
10 a 15 minutos.
3.
Pré-Natal
“a
gestante, em suas idas e vindas na busca de seus objetivos,
experimenta sentimentos contraditórios que, às vezes, a deixam sem
rumo para seguir. Tais sentimentos oscilam dentro de um misto de
medo, angústia, desesperança, insegurança, felicidade e alegria ao
ter a sensação da realização do sonho de quase todas as mulheres
ter um filho.” Stefanelli
Iniciativa
– através do
grupo planejamento familiar, visita domiciliar realizada pela equipe
e/ou da mesma quando procura a unidade para a realização do TIG (
realizado na hora) – caso o resultado positivo (+), a usuária é
orientada a procurar o profissional – enfermeiro ou médico para
realização do pré – natal; caso o resultado dê negativo ( - ),
a usuária e encaminhada ao planejamento familiar e consulta médica,
devido a amenorréia.
Publico Alvo –
gestantes.
Objetivo –
Modo
de contato – demanda
livre, através das vistas domiciliares dos ACS, enfermeiros, médicos
e/ ou técnicos.
Execução
– enfermeiro
e médico, sendo realizada na CMS Batan somente gestação de baixo
risco, gestação de alto risco são encaminhadas para a Unidade de
referência.
Local
– consultório
ou em visitas domiciliares.
Tempo
médio –
15 a 20 minutos.
- Preventivo
Consiste no
desenvolvimento e na prática de estratégias que reduzam a
mortalidade e as repercussões físicas, psíquicas e sociais dos
cânceres do colo do útero e de mama. Com aproximadamente 500
mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o
segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo
responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano. No
Brasil, para 2010, são esperados 18.430, com um risco estimado
de 18 casos a cada 100 mil mulheres. Sabe-se hoje que o surgimento do
câncer do colo do útero está associado à infecção por um dos 15
tipos oncogênicos do HPV.
Estima-se uma redução de até 80% na mortalidade por
este câncer a partir do rastreamento de mulheres na faixa etária de
25 a 65 anos com o teste de Papanicolau e tratamento das lesões
precursoras com alto potencial de malignidade ou carcinoma “in
situ”.
Fonte:
Ministério da Saúde.
Iniciativa
– busca – ativa das visitas domiciliares, demanda livres ou
encaminhadas de outras unidades.
Publico Alvo –
mulheres em idade fértil, segundo orientação do Programa da Saúde
da Mulher – faixa etária 25 a 64 anos.
Objetivo
– orientar,
esclarecer a importância da realização desse exame, enfatizando os
fatores de risco que são o tabagismo, a baixa ingestão de
vitaminas, a multiplicidade de parceiros sexuais, a iniciação
sexual precoce e o uso de contraceptivos orais. E sendo detectado
precocemente a lesão tem cura.
Modo
de contato – presencial.
Execução
– enfermeiros
ou médicos.
Local
– consultório.
Tempo
médio –15
a 20 minutos.
- Sala de procedimentos (injeções, verificação de pressão arterial, HCT, temperatura, TIG)
“CONSISTE
EM ACOLHER AS MENSAGENS ENVIADAS PELO OUTRO COM COMPREENSÃO
EMPÁTICA. É QUANDO INFORMAMOS À PESSOA QUE FALA ESTAMOS
INTERESSADOS NELA ( MESMO QUE ATRAVÉS DO SILÊNCIO).”
Chalifour
– 1993
Iniciativa
– demanda livre, busca
– ativa das visitas domiciliares, através das consultas
subseqüentes ou não.
Publico Alvo –
usuários da área adscrita da UBS.
Objetivo
– acolher,
orientar, esclarecer o procedimento realizado.
Modo
de contato – presencial
Execução
– enfermeiro,
médicos e auxiliar/técnico de enfermagem.
Local
– sala
de procedimentos.
Tempo
médio –
depende do procedimento realizado.
- Marcação de Consultas da USF
Cada
profissional, como médico, enfermeiro e cirurgião dentista, ficam
responsáveis de realizar seu cronograma com a coordenação da
gerente técnica. E também fica a responsabilidade de cada
profissional abrir sua agenda conforme as necessidades levantadas
pelo ACS ou pela livre demanda. Seguimos as orientações (números
de consultas, ações, visitas domiciliares) conforme as metas
estabelecida pela Secretária de Saúde junto a CAP.
Consulta
programada –
é
a que destina a prevenção – vigilância de saúde, a controle de
problemas e doenças crônica/aguda, podendo ser marcada à distância
de dias ou semanas, podendo chegar a 30 dias.
Consulta não
programada
– demanda livre.
Encaminhamento –
caso
seja necessário encaminhar o usuário, o profissional (algumas
referências o profissional enfermeiro pode assinar) preenche e em
seguida é encaminhado ao responsável pela marcação – SISREG ou
a nossa Unidade de referência.
Visita domicilia
– a
equipe da CF
Antônio Gonçalves da Silva
tem alguns cuidados, como:
- Todo domicílio merece igual respeito e atenção, quer seja a mansão mais luxuosa ou a mais simples moradia alternativa;
- Peça autorização para entrar, pergunte se o horário é conveniente e se possível agende as visitas;
- Seja atencioso e demore o tempo necessário
- Não fique analisado o ambiente e o que existe à sua volta, salvo o imprescindível para completar seus relatórios;
- Seja discreto, conserve a confiança das famílias.
- Evite críticas e condenações;
- Seja cortês, ofereça sua ajuda e não emita juízo de valo sobre a conduta das pessoas.
- Mantenha-se digno da confiança dos moradores e procure conseguir melhorias para a localidade.
Comunicação
com o usuário – Definição
das formas de comunicação entre os usuários e a UBS e das normas
de funcionamento e acesso aos serviços, tais como, telefone (quando
o mesmo solicita alguma informação) ou através de folhetos
educativos e informativos.
Organização
dos Prontuários
Os usuários
cadastrados e acompanhados pelas equipes de saúde da família devem
ter prontuário familiar;
Todos os
procedimentos ou consultas realizados pelos profissionais da unidade
devem ser registrados com letra legível, carimbado, assinado e
datado, ou em prontuário eletrônico;
O arquivo dos
prontuários das equipes de Saúde da Família deve ser feito pelo
número:
equipe/micro - área/família.
Encaminhamentos
e referências
Todos os
profissionais da unidade devem conhecer suas referências dentro do
sistema
de regulação (SISREG III) e regulação de CAP, assim como o TEIAS
da sua área;
Todo
encaminhamento realizado pela unidade deve ser realizado por meio de
referência e contra - referência de forma que o usuário tenha
orientações precisas sobre datas e horários.
A unidade deve ter
controle de todos os encaminhamentos realizados para análise.
jnjj,lkl.çCapítuloV
Formação
e Compromisso para a Qualidade
Neste
capítulo serão descritos os compromissos da equipa em assegurar que
os profissionais se mantêm habilitados a exercer a sua profissão
com a melhor qualidade possível.
O
desenvolvimento profissional na UBS deve sustentar-se nos seguintes
valores e princípios:
- Analisar o processo saúde/doença na dinâmica individual, familiar e comunitária;
- Conhecer a ética e a importância das visitas domiciliares;
- Dominar os conceitos de território, área, micro – área, família e domicílio;
- Conhecer fatores de risco;
- Valorize o usuário, seus problemas e sentimentos.
- Registro
Toda equipe da tem
um livro de ordens e ocorrências, para registro das reuniões
semanais de equipe, reunião geral ou alguma intercorrência ocorrida
na equipe.
- Cronograma
Cada profissional –
médico, enfermeiro, cirurgião dentista, auxiliar/ técnico de
enfermagem e ACS possui um cronograma. Conforme os números de turnos
e procedimentos determinados pela SMS. São três turnos diários (
manhã/ tarde e niote), cada profissional tem uma ação ou um
procedimento diferente do outro, tais procedimento como: turno de
visitas domiciliares, turno de reunião, turno de grupo, consultas
(puericultura, preventivo, pré – natal hipertenso/ diabéticos),
turno de sistema – VITA CARE.
- Periodicidade das reuniões
As reuniões da CF
Antônio Gonçalves da Silva
devem realizar-se semanalmente. Por cada trinta dias deve ocorrer
pelo menos uma reunião geral com todos os profissionais da clínica
sendo as restantes de caráter clínico/informativo e até mesmo para
traçar planos de ação educativa tanto para a comunidade quanto
para o profissional.
Capitulo VI
Considerações
Finais
A
saúde da Família, como estratégia de reorganização do Sistema de
Atenção Básica do SUS, torna clara a importância de um olhar que
transcenda o biológico. Compreender as dimensões psicológicas e
sociais das famílias é essencial para aproximar-se de cada
indivíduo e da realidade por ele vivenciada.
É
fundamental para os profissionais da área de saúde a integração
na historicidade de seus usuários para que possam compreendê-los e
descobrir a melhor forma de direcioná-los para uma vida saudável.
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