28 de julho de 2016

Inscrição para o Programa Jovem Aprendiz

FAÇA  SUA INSCRIÇÃO  



O programa jovem aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país.

O programa é composto por curso de aprendizagem gratuito com duração de até dois anos. Durante este período o aprendiz receberá ensinamentos teórico (sala de aula) e prático (dentro da empresa contratante).
O jovem aprendiz recebe capacitação para aprimorar habilidades na área que atuará na empresa. Dessa forma, ele tem a chance de vivencia o dia-dia dentro da empresa e, ao mesmo tempo, aprender uma profissão.
Você entender o que é jovem aprendiz separei esta matéria em tópico para ajudar no seu entendimento.

VOCÊ APRENDERÁ NESTA MATÉRIA

  1. Lei Jovem Aprendiz
  2. Jovem aprendiz como funciona
  3. Quem pode participar do jovem aprendiz
  4. Importância do jovem aprendiz para carreira
  5. Jovem aprendiz dos Correios
  6. Não consegui vaga de jovem aprendiz
  7. Consideração final

LEI JOVEM APRENDIZ

Todo assunto relacionado ao programa de jovem aprendiz é tratado pela chamada Lei da Aprendizagem (10.097/00). Ela visa estimular o trabalho do jovem no país e vai de encontro a minimizar a grande dificuldade que a população com pouca idade tem em conseguir o primeiro emprego.
A lei determina que as empresas de médio e grande porte são obrigadas a reservar uma cota do quadro de funcionário para a contratação de jovem aprendiz.
O horário de trabalho do jovem aprendiz de ser diferente do horário da escola, pois em espécie alguma deve atrapalhar o rendimento escolar.
Programa jovem aprendiz. Foto ilustração.

JOVEM APRENDIZ COMO FUNCIONA

A primeira coisa que você deve fazer para se tornar um jovem aprendiz é analisar as empresas da sua cidade que oferecem programa de aprendizagem. Feito isto, é hora de entrar em contato com elas para saber como e quando são oferecidas suas vagas (não tenha vergonha de perguntar).
Outra maneira de participação é fazendo a inscrição nos cursos de jovem aprendiz no Senai, Senac, Espro e Ciee.
Estas instituições têm parceria com diversas empresas em todo o Brasil. Elas na maioria das vezes ficam responsáveis pela seleção e ministração do curso profissionalizante. Onde o aprendiz aprenderá a futura profissão.
O cadastro e as inscrições nestas instituições são gratuitos e você não deve pagar nada por isso. Digo isto, porque muitas empresas estão cobrando valores de pessoas que buscam o primeiro emprego para fazerem cursos na ilusão que no final vão ser direcionados às empresas.
Isto não existe e não deve acontecer, pois, todos os programas de jovem aprendiz ou de menor aprendiz são gratuitos. Diante disso, não deve ser cobrada nenhuma TAXA DE INSCRIÇÃO.

QUEM PODE PARTICIPAR DO JOVEM APRENDIZ

Para participar do programa é preciso ter idade entre 14 e 24 anos. Porém fica a cargo da empresa definir a idade mínima, não inferior a 14 anos, e máxima, não podendo ser acima dos 24 anos. Com exceção dos candidatos portadores de deficiência que não há limite de idade.
É preciso ainda estar matriculado ou já concluído a educação básica (ensino médio). Lembrando que os estudantes das escolas públicas podem ter preferência na seleção, pois o programa tem também o objetivo de inclusão social.
A frequência e o desempenho escolar podem ser diferenciais também na hora do processo de seleção.
IMPORTÂNCIA DO JOVEM APRENDIZ PARA CARREIRA
Ser um jovem aprendiz é ter a oportunidade de ingressar no mercado e aprender os primeiros ensinamentos da futura profissão. O objetivo principal do projeto é promover a inclusão social via a qualificação profissional.
Ou seja, é a oportunidade para aprender uma profissão, principalmente, se você não tem dinheiro para pagar um curso profissionalizante, curso técnico ou faculdade.
Muitos adolescentes desistem antes mesmo de saber a importância que o programa representará para a sua carreira, pois são levados por comentários que dizem que não vale a pena trabalhar como jovem aprendiz, pois será explorado, sofrerá humilhação e ganhará pouco…
É claro que você não ocupará nenhum cargo de gerência até porque você não tem experiências para exercer esta função. Você receberá o salário pelo serviço e como manda a Lei da Aprendizagem.
Neste momento, não pense que está ganhando pouco dinheiro, pense que está na empresa para aprender coisas novas, fazer amigos e escrever as primeiras experiências em seu currículo.
Embora não seja uma regra, muitas empresas no final do programa efetivam os aprendizes que se destacaram e se mostraram comprometido com o trabalho. Dessa forma, o programa de jovem aprendiz é também uma oportunidade para você crescer dentro da empresa.
Não posso esquecer de dizer que muitos profissionais que ocupam cargo de gerencia em grandes empresas iniciaram suas carreiras como jovem aprendiz ou estagiário.



0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Brasil, S/N, Esquina com a Est. do Engenho - Realengo

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3467-9893

Tecnologia do Blogger.